Chás anti-inflamatórios

By 06:51 ,


As inflamações, também conhecidas como processos inflamatórios, são partes do sistema imunológico que agem como respostas do organismo contra uma infecção ou lesão, e seu objectivo é destruir os agentes agressores. Suas causas são diversas, podendo envolver a acção de bactérias, vírus, parasitas, venenos, traumatismos, entre outros. Os principais sintomas de uma inflamação são calor, vermelhidão ou rubor, inchaço ou edema e dor. Esses sinais, chamados sinais cardinais, estão presentes principalmente em inflamações agudas.
Como tratar?
As inflamações podem ser tratadas com corticoides ou anti-inflamatórios, que tem como acção reduzir o desconforto gerado pela inflamação. Além disso, alguns chás com substâncias de acção anti-inflamatória podem ser úteis no combate a esse mal.
Confira abaixo algumas receitas de chás anti-inflamatórios :
Chá de limão, mel e gengibre
O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias com acção eficaz contra tendinite, dores de garganta, musculares, articulares, de artrite ou artrose e até mesmo contra dores de dente. O chá de gengibre não possui contra indicações nem efeitos colaterais. Para prepará-lo, use a proporção de um limão, uma colher de mel e 5cm de gengibre descascado para cada litro de água. Coloque a água e o gengibre em uma panela e deixe ferver. Desligue o lume, adicione os outros ingredientes e consuma várias vezes ao dia.
Chá de cravo-da-índia e gengibre
Excelente no tratamento de males da garganta, o chá de cravo-da-índia e gengibre tem efeito anti-inflamatório, anticéptico, cicatrizante e analgésico. É muito eficaz no alívio de dores de dente e pode ser consumido várias vezes ao dia. O chá não possui contra indicações ou efeitos colaterais. O preparo pode ser feito com a proporção de 1grama de cravo-da-índia e 1cm de gengibre para cada chávena de água fervente.
Chá de canela, erva-doce e semente de mostarda
A acção do chá envolve o combate às dores musculares relacionadas a exercícios pesados. É importante manter um estilo de vida saudável para que o chá faça efeito correctamente. Para o tratamento, é importante que o consumo seja feito diariamente na dose de uma chávena. Seu preparo obedece a proporção de uma colher de chá de cada um dos ingredientes para cada chávena de água fervente.
[in:chabeneficios.com.br/]

Também deve gostar

0 comentários