Aprenda a comer bem e evitar doenças

By 10:29 , ,

images-(2)
Alimentação saudável aliada à prática de actividades físicas é o segredo de uma longevidade saudável e, de quebra, exibir ainda um corpo de dar inveja a qualquer menininha de 20 anos. Portanto, hoje vamos ensiná-las quais os nutrientes capazes de  ajudar nessa longevidade, além de tratar e prevenir algumas doenças como, diabetes, dores de cabeça, colesterol, entre outras.
Aprenda a Comer Bem
Com a nova estação, doenças típicas desse período voltam à tona, como a gripe, os resfriados e as terríveis alergias. Para prevenir ou minimizar esses sintomas, o sistema imunológico, que combate todos os agentes nocivos em nosso organismo, precisa de cuidados especiais, assim como uma excelente alimentação. Uma dieta rica em proteínas, vitaminas A e vitaminas C, além de fibras solúveis que podem ser encontradas em maçãs, aveia e castanhas.
Veja as nossas dicas de como tratar, cuidar e se prevenir das diversas doenças e problemas mais comuns que incomodam muitas mulheres e homens. Vale lembrar que todas as informações descritas a seguir não dispensam as orientações de um médico profissional quando você apresentar quaisquer um dos sintomas abaixo.
Aprenda a comer bem e evitar doenças
Prevenção e tratamento da Acne
O surgimento da acne ainda gera muita polémica entre as associações com algumas delícias como chocolate e batata frita. A verdade, é que até hoje nenhum estudo comprovou se esses alimentos são mesmo os culpados do aparecimento da acne e espinhas pelo rosto. Os responsáveis pela maioria dos casos de acne, seja na adolescência ou já na fase adulta, são os hormônios, principalmente o stress. O fato é que para ter uma pele impecável é preciso de uma óptima alimentação.
thumbs_pessegothumbs_tomate
Pode contar com a ajuda de alguns alimentos para incluir no seu cardápio e ter um rosto impecável, então de preferência para os alimentos ricos em vitaminas A e C. Por exemplo, tomate, pêssego e cenoura que são óptimas fontes de vitamina A. Já a vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas.
Prevenção e tratamento da Afta
Para livrar-se do incómodo das aftas, verifique se o seu cardápio apresenta fontes de ferro e vitamina B12 na quantidade adequada. Pode encontrá-las nas carnes vermelhas e ovos. Se caso, as aftas já estiverem instaladas, procure evitar alimentos que irritem ainda mais como bebidas quentes, álcool, comidas salgadas e ácidas. Procure comer alimentos pastosos que não dificultam na hora de serem ingeridos, como arroz, canja, iogurte e gelatina.
thumbs_gelatina1thumbs_canja
Prevenção e tratamento da Anemia
O ferro é a melhor maneira de prevenir e curar a anemia. Para inclui-lo no cardápio, acrescenteentão carnes vermelhas, brócolos, salsa, beterraba, ervilha, lentilha, espinafre e caldo de cana.Existem alguns alimentos que melhoram a absorção de ferro, por exemplo, os alimentos que são fontes de vitamina C, como, laranja, limão, abacaxi e tomate. O ideal é tomar um copo de suco de laranja durante as refeições ou então comer uma fatia de abacaxi como sobremesa.
thumbs_espinafrethumbs_suco-de-limao
Prevenção e tratamento das câimbras
Para que os músculos funcionem perfeitamente, eles necessitam da ingestão de certos alimentos. A começar pela glicose, utilizada como energia para qualquer atividade. Em seguida, as vitaminas,especialmente as do complexo B. Já para formar a hemoglobina, o organismo necessita de ferro. O cálcio que por sua vez, é importantíssimo, além do potássio. Para evitar as cãibras tenha no seu cardápio nozes, sementes de girassol, suco de tomate, banana, frutas cítricas e alimentos ricos em potássio.
thumbs_bananathumbs_suco-de-tomate
Prevenção e tratamento para problemas de Colesterol
As gorduras podem ser uma grande aliada na luta contra as altas taxas de colesterol, porém é preciso saber escolher as gorduras certas. A gordura saturada que podem ser encontradas em alimentos de origem animal ajuda a aumentar as taxas do colesterol sanguíneo. Enquanto, as trans está presente nos alimentos industrializados que passam por um processo que recebe o nome de “hidrogenação” como biscoitos recheados, salgadinhos fritos e bolos. Esses alimentos também influenciam no aumento das taxas ruins do colesterol.
Gorduras que são consideradas do bem, podem ser encontradas no óleo de canola e soja, azeite de oliva, abacate, castanhas e amêndoas. A ingestão de verduras, legumes e cereais integrais também ajudam na prevenção e diminuição das taxas de colesterol.
thumbs_frutas-(1)thumbs_dieta
Prevenção e tratamento para o Câncer
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o risco de desenvolvimento da doença pode estar associada à alimentação, podendo inclusive, ser minimizado o risco da doença adoptando hábitos alimentares saudáveis. Por serem ricos em bioflavonóides, fibras e antioxidantes, como betacaroteno, vitaminas A, C, E e selênio. Alguns alimentos podem retardar ou até mesmo evitar o câncer, um bom exemplo são as carnes magras, principalmente se forem cozidas, assadas ou grelhadas. Inclua no cardápio também outras fontes de proteínas como carnes brancas, peixes, leguminosos, leites e derivados. O excesso de álcool pode aumentar a chances de um câncer de boca, laringe, esófago e fígado.
thumbs_carne-branca
Prevenção e tratamento para a Azia
Para evitar a azia, deve ser levado em conta certos hábitos alimentares, a fim de evitar a má digestão. Alimentos que aumentem a acidez digestiva podem contribuir para o aparecimento da azia, portanto, evite frutas ácidas e comidas condimentadas demais. Chocolates e gorduras em geral, também podem estar associados aos alimentos que contribuem com o incómodo da azia.
Infelizmente, ainda não apontaram nenhum alimento eficaz no combate da azia. O leite, é um verdadeiro mito, muitas pessoas tomam achando que ele vai aliviar a queimação no estômago, muito pelo contrário, o leite agrava ainda mais o incómodo da azia.
Prevenção e tratamento para a Cólica Menstrual
Alguns medicamentos prescritos por um ginecologista ajudam no tratamento da cólica menstrual. A alimentação é apenas uma ajuda para esse desconforto, além de ser uma maneira de evitar os sintomas que, geralmente acompanham a cólica como dor nas costas e nas pernas, náuseas, vómito e dor de cabeça. O cardápio para aliviar as cólicas menstruais está composto por frutas, legumes e verduras; e pobre em gorduras.
thumbs_frutas

Também deve gostar

0 comentários