A Stevia é o açúcar que não faz mal

By 09:03 , ,

stevia-adocante-natural
Provavelmente, já ouviu falar da stevia, mas saiba que atualmente é o adoçante mais saudável que pode usar no seu dia-a-dia.
Neste artigo explicamos porquê!
A stevia é uma planta pertencente à família dos crisântemos e é natural do Paraguai e do Brasil. Com um grande poder adoçante, esta planta é cerca de 10 a 15 vezes mais doce que o açúcar a que estamos habituados. A partir das folhas desta planta, é possível extrair um pó branco ainda mais forte e concentrado, que pode chegar a ser 400 vezes mais doce que a sacarose.
Só há pouco tempo autorizado em vários países, os glicosídeos de steviol (ou código E960) são extraídos das folhas da planta “Stevia rebaudiana Bertoni” e as suas propriedades adoçantes são muito mais saudáveis e seguras, apesar de existir um limite diário recomendado, de 4mg por cada quilo de peso corporal.
Onde podemos encontrar stevia?
A stevia, ou mais propriamente, o extrato de stevia, é de origem natural e é, por isso, muito mais saudável que os compostos sintéticos como o aspartame (aditivo que substitui o açúcar convencional) ou a sacarina (adoçante não calórico).
Adoçantes à base de stevia já pode ser comprados sob a forma líquida, em pó ou pastilhas (para adoçar os alimentos). Além disto, já são vários os alimentos em que podemos encontrar este composto: gelados, doces, geleias, bebidas, etc.

Benefícios da stevia para a saúde
A stevia, é como já perceberam, um adoçante 100% natural. Apesar de ser mais cara que os adoçantes convencionais, justifica o seu preço, já que são muitos os benefícios que traz para a saúde. Sendo assim, as principais características da stevia são:
  • Praticamente não contém calorias;
  • É seguro para a diabetes, podendo ser utilizado por quem sofre deste problema;
  • Não altera o nível de açúcar no sangue;
  • Não é tóxica já que não tem ingredientes artificiais;
  • Pode ser utilizada na culinária, em bebidas, etc;
  • Impede a formação de cáries.
Onde comprar stevia?
Hoje em dia já é possível comprar stevia nas grandes superfícies comerciais, os conhecidos hipermercados. Pode ainda ser encontrado em ervanárias e em lojas de produtos naturais.

Também deve gostar

0 comentários