Teste do barbante mostra se está realmente gorda

By 02:05 ,


Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o Índice de Massa Corpórea (IMC) era o meio mais eficiente de determinar se uma pessoa está ou não com sobrepeso e excesso de gordura no corpo. Obtido através da divisão do peso pela altura, o indicativo usa números de referência para determinar a situação do corpo, que poderia ser classificada como magreza, peso ideal, sobrepeso ou obesidade.

Porém, cientistas ingleses desenvolveram uma nova fórmula para calcular o excesso de gordura presente no corpo, especificamente aquela localizada na região abdominal, chamada gordura visceral, que é a mais perigosa para a saúde e está relacionada a problemas como diabetes, colesterol alto e doenças vasculares. Ela leva em consideração a altura comparada à circunferência abdominal, ao invés do peso.

Os estudiosos da Cass Business School da City University, em Londres, responsáveis pelo descobrimento do método, acreditam que, se os médicos levassem em consideração o índice altura-cintura ao invés do IMC, mais gente estaria enquadrada na categoria “obesidade”.

“As pessoas estão vivendo em falsa esperança se confiam no IMC. Nós precisamos medir a coisa certa”, afirmou a dra. Margaret Ashwell, uma das condutoras do estudo.


Como saber se sou gorda?


Corte o barbante(cordel) da sua altura, dobre no meio e coloque em volta da cintura
O teste é muito simples de ser realizado e interpretado:

  • Corte um barbante exatamente na mesma altura que você. Para fazer isso,  pode, na frente de um espelho, pisar em uma das pontas do cordão (bem na pontinha para não “comer” centímetros) e esticar a outra até sua cabeça. Corte.
  • Dobre a linha no meio.
  • Enrole o barbante dobrado em volta da sua cintura (entre a última costela e osso do quadril).

Resultado :
Se o barbante der a volta toda na cintura e ainda sobrarem alguns centímetros, significa que seu índice de gordura abdominal está saudável.

Se não conseguir unir as duas pontas, é porque está com mais gordura visceral do que deveria e pode estar correndo risco de saúde.

Vou já fazer....

Também deve gostar

0 comentários