Sabias que as unhas podem avisar-nos sobre problemas de saúde mais graves? Temos que ter sempre atenção às nossas unhas e verificar se elas apresentam alguma mancha, se estão gretadas, se estão irregulares e se estão muito grossas ou muito finas, pois caso seja encontrada alguma irregularidade na unha, pode querer dizer que o teu corpo está com problemas de saúde, e deverás procurar rapidamente solução para o problema.
Conhece aqui algumas dicas para analisar as tuas unhas e perceber se elas indicam algum problema de saúde que desconheces.
Pontos a analisar nas suas unhas:
A cor das unhas
As unhas são saudáveis se são rosadas ou quase transparentes, se tem manchas escuras na superfície, normalmente se associa à idade, mas também pode ser sinal eminente de algum problema de coração ou circulação sanguínea. Uma cor muito amarela ou esverdeada pode significar uma infecção bacteriana. A cor vermelha ou vermelha escura indica um problema no coração que pode até ser uma infecção.
Unhas gretadas
Em 10% dos casos algumas doenças de pele como a psoriase começam nas unhas, se as suas unhas gretam com facilidade, provavelmente é falta de ácido fólico, vitamina C e proteínas. Caso isso só tenha começado a ocorrer recentemente, é recomendável fazer análises ao sangue para verificar o défice e descartar alguma doença de pele eminente.
Unhas grossas
É bastante normal e comum ter as unhas grossas, principalmente os homens de meia idade, mas deve ter atenção que se as suas unhas são muito grossas ou começaram a engrossar bastante, mais recentemente, é possível que signifique problemas nos pulmões. Isto acontece por um défice de oxigenação das unhas e também pode indicar que o seu corpo está com má circulação. Ter proeminências transversais ou depressões nas unhas, normalmente é um indício de fungos nas unhas.
Unhas com estrias
Se as suas unhas estão estriadas pode indicar que tem alguma doença auto-imune ou doença de pele como por exemplo a psoriase.
Unhas curvadas
Se tem unhas curvadas para baixo em forma de colher, pode indicar uma deficiência de ferro no seu organismo, ou também problemas cardíacos que deverá procurar resolver o mais cedo possível.
Unhas muito finas ou quebradiças
Se as suas unhas estiverem quebradiças é muito provável que tenha falta de ferro no organismo. Por vezes nas mulheres essa carência pode ser devida a um fluxo menstrual intenso. “É comum também ficarem quebradiças por redução do hormônio estrogênio, o que acontece quando a mulher entra na menopausa”. Mas no caso dos homens é um sinal de alerta grave que deve ser tomado em conta. Mas deve também saber que ter umas unhas fracas, frágeis e quebradiças poderá também ser o sintoma de alguma doença que afete o sistema digestivo.
As unhas e a anemia
Em casos de anemia e outras doenças que possam estar interligadas ao sangue, as unhas tendem a perder o seu tom rosado, ficam sem cor e partem-se ou escamam-se com muita facilidade. Se deixou de ter unhas saudáveis à pouco tempo e nota estes sintomas, deve procurar um médico para rastrear algum problema no sangue.
Unhas com manchas brancas
Geralmente quando o nosso organismo possui algum problema ao nível do fígado, as unhas tornam-se mais fracas, mais quebradiças e dá-se a formação de pequenas manchas brancas. No entanto, quando as unhas apresentam o centro com uma tonalidade esbranquiçada e os seus bordos rosados, poderá ser um sério sintoma de cirrose iminente.
As unhas e os problemas de tiróide
A relação entre as unhas e a tiróide também é intensa, no caso do hipotiroidismo, as unhas tendem a alterar o seu crescimento, tornando-se assim muito mais lento. Para além disso as unhas têm tendência a ficar com estrias ou manchas brancas e facilmente descamam. nos casos de hipertireoidismo, o crescimento das unhas também é afetado, porém o seu crescimento tende a ser muito rápido e as unhas também têm tendência em ficar muito moles e finas.
Sem comentários:
Enviar um comentário